O pilates é um método de condicionamento físico, que integra o corpo, mente e espírito. Foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates e se divide em exercícios no solo e em aparelhos. O vestuário, para a prática do pilates é baseado em roupas confortáveis, frescas e leves, que não atrapalhe ou reduza a mobilidade do indivíduo.Também é recomendável o uso de meias antiderrapantes ou se preferir pode ficar de pés descalços.
Portanto, o método é compreendido em seis princípios: Respiração, onde se oxigena o sangue, eliminando os gases nocivos. Concentração, em que a atenção do indivíduo é voltada para os músculos que estão realizando o movimento. Controle, destacando que o indivíduo deve realizar os exercícios, evitando compensações e posições erradas. A precisão, que consiste na realização dos movimentos perfeitos. Fluidez de movimento, em que os mesmos, devem ser ritmados, contínuos e leves. Centralização, onde se ativa o centro de força do corpo durante os movimentos.
O trabalho integrado de todos os princípios do pilates, favorecem o bom desenvolvimento da gestação, auxiliando no trabalho de parto e pós-parto.
Durante a gestação, a mulher sofre mudanças fisiológicas, biomecânicas e psicológicas, que levam a desconfortos, dores musculares e a má postura. Entretanto, o pilates está entre as atividades recomendadas para este período.
Entre os benefícios está, a redução da dor lombar, que ocorre devido às alterações posturais durante a gestação, que pode ser desencadeada por ganho de peso e mudança no centro de equilíbrio do corpo. E também promovendo a melhora da circulação sanguÍnea, redução de inchaços, sendo estes, que possibilitam devido ao acúmulo de líquido no tecido subcutâneo.
Havendo ganho de força muscular, principalmente em membros superiores, onde atividades como “dar banho, trocar fraudas, carregar e amamentar”, serão realizadas com mais facilidade. Tendo também, ganho de flexibilidade, melhora da postura, equilíbrio e coordenação motora, proporciona bem estar, e qualidade de vida.
Sendo assim é uma atividade de baixo impacto articular, que da ênfase à região do abdomem e assoalho pélvico. São contra indicados exercícios que provoquem risco de queda.
Ressalta- se que, os exercícios, são adaptados nos trimestres e para a condição física de cada mulher, executados de forma lenta e controlada.
Contudo, deve haver liberação do médico ginecologista para o início da prática do método pilates. Assim o instrutor, vai saber como esta o desenvolvimento da gestação.
Fotografia: Riane Favato – RF Fotografia
Modelo e aluna da Exercitar Pilates: Edla Fernandes Martins
Redação e texto: Fisioterapeuta, instrutora de Pilates e proprietária da Exercitar Pilates: Priscila Cristina Alves
Parceira: Exercitar Pilates, estúdio que oferece aula experimental gratuita, o atendimento é realizado com 4 alunos por horário, com exercícios em solo e aparelhos, apresenta a modalidade do pilates aéreo, além do pilates baby. Atendem jovens, adultos e idosos, incluindo grupos de gestantes.
Avenida Osório Duque estrada, 470- Planalto, Belo Horizonte – MG
As Aulas de pilates são somente com fisioterapeutas.
Para mais informações (31) 3017-3697
George
Top, top , top. Parabéns ótimo trabalho!!!!
Claudinei
Priscila meus Parabéns pelo belo trabalho realizado. Deus te ilumine!
Juliana Alves
Parabéns……
claudia barbosa
Parabéns sobrinha ótimo trabalho
Barbara
Ótima matéria! Ajuda muito à esclarecer algumas dúvidas de quem está inseguro sobre começar essa modalidade de exercício. Parabéns Priscila!